Protetor ou Bloqueador solar?

Pois agora. Outro dia me peguei na dúvida com essa pergunta que uma amiga fez, aí dei um Google pra ver se tinha mesmo diferença, e qual era. Aí que eu achei! E acho importante divulgar aqui porque faz diferença, no fim das contas.

Protetor Solar tem como função principal  impedir a ação do UVA e do UVB, absorvendo os raios solares e impedindo a penetração mais intensa na pele. O sol age sobre nossa pele em qualquer horário do dia, mas de diferentes maneiras. Assim, o ideal é optar por protetores solares que combatam os dois tipos de raios, sejam resistentes à água e possuam em sua formulação bloqueadores solares. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). Acima do FPS 15, os protetores também são chamados de bloqueadores.

[tanto que eu tava olhando aqui, tenho dois. o fps 15, alta proteção, que é chamado de loção solar protetora, e o de fps 60, que é chamado de loção solar bloqueadora. aí fiquei pensando, o nome não devia ser ao contrário? loção protetora solar e loção bloqueadora solar? Nivea, e agora? eiuehuihe]

Bloqueador Solar é o único que reflete a luz do sol e a impede de penetrar na pele. Composto por óxido de zinco, é popularmente conhecido como pasta d’água. Seu maior inconveniente é o estético pois, como não é absorvido pela derme, deixa um visual branco sobre o local aplicado.  Normalmente, o bloqueador também é encontrado na composição de protetores solares, cuja combinação é feita a partir de um agente químico que absorve a luz ultravioleta e outro que a reflete.

Eu ainda li em algum lugar que não me recordo agora [informação precisa! iaushaiush] que é bom usar protetor solar se você fica muito tempo na frente do pc. Se alguém souber mais sobre isso, favor mandar email, porque eu tô fazendo a neurótica e tô usando! haha

Eu particularmente uso bloqueador e protetor da Nivea, porque além de protegerem a pele, são hidratantes também e resistentes à água. O fps 15 uso no corpo e o fps 60 no rosto, porque né, não quero pés de galinha tão cedo. E duas áreas que muita gente esquece de usar protetor/bloqueador são as costas das mãos e os peitos dos pés.


As costas das mãos a gente geralmente esquece porque tá usando a própria mão pra passar a loção e nem se toca mesmo… E os pés não sei por que a gente esquece, mas eu, depois de ter sofrido uma queimadura horrível, não esqueço mais não.

Fiquei embaixo do guarda-sol o dia inteiro na praia, só com os pés de fora, meio enterrados na areia. Depois de chegar em casa e tomar banho começaram umas pontadas e a pele foi ficando seca demais. Até que no outro dia, a pele tava seca, toda enrugada, escura e ardia horrores. Depois desse dia, nunca mais! Ainda bem que nem ficou marca, senão…

Mas é isso gente! Não tem idade pra usar protetor/bloqueador, até porque não é só pra prevenção de rugas e sim, especialmente do câncer de pele, que pode afetar qualquer um. E também não é só no verão não hein! No invernos também tem sol no céu, tem raios UVA e UVB, e consequentemente também tem chance de dar câncer.

Se cuidem!

Gostou do blog? Então junte-se à nós no Facebook!